Uso exagerado do celular pode causar dores

Uso exagerado do celular pode causar dores

Nos últimos meses recebemos diversas perguntas em nosso site, com temas muito semelhantes. Depois de responder individualmente, resolvemos publicar uma discussão sobre o tema para tornar pública algumas informações importantes.

Transcrevemos aqui uma pergunta, bastante ilustrativa:

“Caro Dr. Eduardo Teixeira/Bios Saúde, tenho sentido dores muito intensas na região cervical, próximo à cabeça, que se iniciaram como se fossem torcicolos e agora passei a sentir continuamente. Depois de 15 dias de dor, passei a sentir uma dor intensa nos punhos e no polegar.”

Baseado nessa informação, enviei perguntas sobre possíveis fatores que pudessem estar relacionados à dor. Como resposta, obtive o relato de que a paciente passava cerca de uma hora e meia por todas as noites, nos últimos seis meses, utilizando o celular nas redes sociais e programas de comunicação, como Facebook e Watsapp, por exemplo. Diante dessa informação, estabelecemos o que se chama na medicina de nexo de causalidade. Esse esforço de forma contínua sobrecarregou os músculos e tendões, sendo a provável causa da crise dolorosa relatada.

De fato, basta olharmos à nossa volta, em qualquer ambiente, que podemos encontrar diversas pessoas em posturas muito ruins para a região cervical, durante o uso das ferramentas de comunicação do telefone celular. Quase todas as pessoas ficam com a cabeça pendente para frente, os ombros contraídos e cotovelos em flexão, ao mesmo tempo movem os dedos rapidamente e fixam sua atenção em imagens muito pequenas.

Essa associação de condições sobrecarrega em primeiro lugar a coluna cervical, pois para sustentar a cabeça pendente para frente nós devemos realizar um esforço muito intenso sem o qual a cabeça literalmente despencaria anteriormente.

Ao elevar os ombros aumentamos ainda mais essa tensão, e fazemos isso tanto para suportar a cabeça quanto para aproximar o telefone do nosso foco de visão. Então, com todo esse travamento, mexemos compulsivamente os dedos, realizando o que chamamos de tensão dinâmica contínua.  Em resumo, qualquer pessoa que se coloque nessa posição por mais de 20min começará a ter dor num desses seguimentos.

Foi relato comum nas perguntas, que as pessoas passavam cerca de 1h, muitas vezes, sem se afastar do “vício” do telefone.

A fisioterapeuta Luciane Porto traz umas dicas de alongamento e postura preventiva:

alongamento_punho_fechado_bios

Alongamento de punho – musculatura extensora, com cotovelo estendido

alongamento_punho_aberto_bios

Alongamento de punho – musculatura flexora, com cotovelo estendido

alongamento_pescoco_lateral_bios_saude

Alongamento cervical. Olhando para frente, inclinando  com intensão de posicionar orelha na direção do ombro.

O mesmo alongamento anterior, mas com a rotação cervical – repetir nos dois lados. É importante que a mão oposta esteja esticada, com a palma da mão paralela ao chão, como se fizesse uma força oposta, aumentando assim o alongamento da região.

Se os sintomas persistirem, um especialista deve ser consultado para diagnostico e tratamento.

Eduardo Teixeira/Ortopedista e Luciane Porto/Fisioterapeuta – profissionais da Bios Saúde

Uso exagerado do celular pode causar dores
Tagged on:                 

2 thoughts on “Uso exagerado do celular pode causar dores

  • 6 de junho de 2016 at 02:24
    Permalink

    O whatsapp revolucionou a forma como as pessoas se comunicam pelo mundo. Muito bom.

    Reply
    • 6 de junho de 2016 at 14:56
      Permalink

      Caro Ramon,
      Sim, o whatsapp faz parte de um grupo de tecnologias que já fazem parte da vida atual e não há retrocesso quanto a isso. Importante é saber lidar para aproveitar o melhor dessas novidades, mas sem esquecer o cuidado com a saúde. Esta matéria veio como contribuição para a utilização das tecnologias sem agressão ao corpo, e cuidados pós uso para evitar dores. Esperamos ter contribuído para seu bem estar!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>