O que é a Hidroterapia?

O poder de cura da água é reconhecido há séculos por conta dos relatos sobre os banhos públicos romanos, dos tratamentos com águas termais ou até mesmo do seu uso para a redução de febres. Atualmente, hidroterapia, fisioterapia aquática ou aquaterapia são os nomes usados para descrever exercícios fisioterápicos realizados na água, com o objetivo de prevenir e tratar algumas doenças reabilitando o indivíduo e recuperando sua capacidade funcional.

Quer descobrir mais sobre o que é hidroterapia? Confira!

Qual o embasamento científico para a hidroterapia?

O contato com a água provoca alterações fisiológicas em nosso organismo. A água quando está quente, promove a vasodilatação aumentando a irrigação sanguínea da pele e dos músculos. Além disso, ela hidrata as mucosas, favorecendo o alívio da congestão nasal e de distúrbios respiratórios. Já a água fria provoca o efeito contrário, o de vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo — o que pode ajudar na prevenção de inchaços, por exemplo.

Quando o corpo está imerso na água, como na fisioterapia aquática, ocorre a resistência do meio aos movimentos e a redução do peso corporal, fazendo com que o impacto dos exercícios sobre as articulações seja menor.

Qual profissional é responsável pelas sessões de hidroterapia?

A hidroterapia deve ser instruída por um profissional graduado em fisioterapia e, de preferência, com especialização em hidroterapia — educadores físicos não são considerados capacitados o suficiente para conduzí-la.

Como é uma sessão de hidroterapia?

As sessões ocorrem dentro de uma piscina, onde são feitos uma série de exercícios com o apoio e orientação do fisioterapeuta. Durante as atividades realizadas, costuma-se usar alguns objetos, como pesos, bolas e arcos — eles auxiliam nos movimentos necessários para a reabilitação.

De acordo com a particularidade de cada caso, objetivo a ser alcançado com a hidroterapia e resultado da avaliação física, os exercícios e a temperatura da água são estabelecidos e planejados pelo fisioterapeuta de maneira específica para cada pessoa.

Para quem é recomendado a hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para atletas que sofreram lesões ou pessoas com problemas ortopédicos, reumatológicos ou neurológicos, como artrite, fraturas, artrose, hérnias, lesões musculares, dores articulares, lombalgias, derrames, paralisia cerebral e reumatismo. Mas a técnica também é benéfica no tratamento da depressão, alívio da dor nas costas e dos inchaços nas pernas de mulheres grávidas.

Hidroterapia x Fisioterapia

A resistência da água, sua densidade, temperatura e viscosidade contribuem para que a recuperação seja mais prazerosa. Além disso, devido à sustentação parcial do peso do indivíduo pela água, a realização dos exercícios é facilitada, possibilitando que a performance dos movimentos seja melhor e que tenha menor sensibilidade à dor. Esses são alguns dos motivos pelos quais a hidroterapia atinge resultados mais rápidos do que a fisioterapia convencional.

Quais os benefícios da hidroterapia?

As sessões de hidroterapia geram benefícios físicos e psicológicos, atuando em três principais eixos: térmico, circulatório e nervoso. Ela colabora com o fortalecimento muscular, com a melhora do equilíbrio, aumento da circulação sanguínea periférica e redução de hematomas, alívio de dores, e estimulação sensorial, tátil e proprioceptiva. A pessoa também se sente mais consciente do próprio corpo, mais autoconfiante, menos ansioso e estressado. O sono se torna mais tranquilo e a capacidade funcional para cumprir com as atividades do dia a dia aumenta.

Há alguma contraindicação para a hidroterapia?

Recomenda-se que qualquer pessoa que pretenda fazer a hidroterapia faça uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios. No entanto, a prática é geralmente vedada apenas para quem tem algum tipo de infecção, principalmente de pele, insuficiência cardíaca, histórico pessoal de epilepsia, e incontinência urinária ou fecal.

Já conhecia os benefícios da hidroterapia? Compartilhe nos comentários a sua experiência com essa prática.

O que é a Hidroterapia?

2 thoughts on “O que é a Hidroterapia?

  • 1 de dezembro de 2015 at 19:03
    Permalink

    Olá Smith! Hidroterapia é a fisioterapia realizada na água, consiste num conjunto de técnicas executadas através de exercícios feitos dentro da água, que são utilizadas pelo fisioterapeuta para auxiliar o tratamento de lesões em atletas, pacientes com dores articulares e problemas respiratórios.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>