Mens sana, corpore sano

Silhouette of a woman in standing yoga pose at sunset
Equilíbrio entre corpo e mente

O que de fato é a essência do ser humano? Na atualidade vivemos uma verdadeira imersão no culto ao corpo. Proliferam academias, métodos, técnicas que ensinam a moldar e ajustar o corpo aos novos padrões estéticos, independentemente da funcionalidade e do conteúdo mental que habita esse indivíduo.

Pensando de maneira integral, podemos definir o ser humano como um complexo de existência biológica (corpo), psíquica (pensamentos e emoções), sócio-relacional (ambiente e pessoas) e transcendente (espiritualidade e fé). Para o nosso pensamento cartesiano restrito, torna-se difícil entender que esses quatro elementos coexistam e formam um equilíbrio. Ou seja, ao desestabilizar-se um desses pilares o todo se instabilizará. E a existência será então a contínua busca pelo equilíbrio dessas dimensões. E é isso que se define como doença. É o desequilíbrio numa ou mais de uma dessas dimensões, e o “afetar” das demais, sendo que qualquer proposta terapêutica deverá contemplar a totalidade do indivíduo, bem como suas psicosintomatologias, sem a qual não poderá haver saúde.

Outra pergunta a ser feita: qual dessas dimensões foi afetada primeiramente quando existe um sintoma como, por exemplo, a dor? A expressão física, material, pode ser a última a manifestar o desequilíbrio, sendo que as demais dimensões podem já estar desequilibradas há anos. Dessa forma, a pessoa que desenvolve uma doença corporal, não só possui o desequilíbrio físico, como também previamente já sofreu um desequilíbrio em outras dimensões, como a sócio relacional e a psíquica. É fato que reequilibrando também  o físico, as demais dimensões serão afetadas positivamente, e assim as compensações vão se estabelecendo.

É assim que acreditamos que a medicina deva funcionar e existir. Percebendo-se e avaliando essa multidimensionalidade, podemos nos aproximar mais um pouco e ajudar os nossos pacientes na caminhada que é a vida.

 

Eduardo Souza Teixeira da Rocha

Eduardo Souza Teixeira da Rocha
Ortopedia / Traumatologia / Psicosintomatologia da dor

Doutor em Medicina e formado pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (CRM/BA 12232), Especializado em Ortopedia pela Universidade Federal de São Paulo (TEOT – SBOT 5477). Trabalhou na Rede Sarah de Hospitais do Aparelho Locomotor e no Hospital Aliança. Atualmente é diretor médico da Bios Saúde.

 

Mens sana, corpore sano

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>