Fisioterapia proporciona qualidade de vida aos idosos

Physical Therapist Working with Senior Woman
Fisioterapia Geriátrica

A Fisioterapia geriátrica vem ganhando espaço, tendo em vista que a expectativa de vida vem aumentando em todo o mundo e junto com essa tendência vem a necessidade de garantir maior bem-estar às pessoas durante o processo de envelhecimento.

É natural que com a idade mudanças fisiológicas ocorram, dificultando a locomoção, o equilíbrio e o controle dos movimentos, fatores que tornam difíceis tarefas básicas do dia a dia como alimentar-se e vestir-se. É aí que entra a fisioterapia geriátrica, uma especialidade da fisioterapia que previne doenças e atua na reabilitação do idoso, com o foco na manutenção da sua qualidade de vida.

A fisioterapia geriátrica é indicada, principalmente, para pessoas acima dos 50 anos, que estejam ou não apresentando problemas motores ou nas articulações. Com o acompanhamento de um profissional habilitado e após avaliação do estado de saúde geral do paciente, o trabalho melhora a força muscular, a memória, a capacidade respiratória, a postura, a coordenação, a flexibilidade, trata a incontinência urinária e ajuda a controlar o surgimento de dores.

O fisioterapeuta Assaad Mehanna Neto, atuante na área há 22 anos, enfatiza que um dos problemas mais comuns nessa fase da vida é o aumento do risco de quedas. “Com o passar dos anos, o corpo humano vai perdendo a capacidade de captar informações dos ambientes externo e interno, apresentando respostas inadequadas, o que gera dificuldades de equilíbrio e perda da força muscular, por exemplo”, explica o profissional, que tem especialização em reabilitação musculoesquelética e é terapeuta funcional da rede Sarah, além de sócio-diretor e fundador da Bios Saúde.

Ele pontua que a fisioterapia tem um papel fundamental na prevenção desse tipo de acidente, por melhorar a condição física do idoso e ajudar com orientações sobre o seu ambiente domiciliar ou de circulação. “É preciso instalar barras de apoio para vasos sanitários e no local do banho, sinalizar degraus, batentes, pisos molhados ou encerados escorregadios, e tomar cuidado com tapetes soltos pela casa e cadeiras ou poltronas muito baixas ou macias”, completa.

Com a fisioterapia, o idoso adquire maior autonomia para a realização das tarefas diárias. Assim, pode se envolver mais facilmente em atividades de lazer e socialização e se sentir mais útil e preparado para enfrentar as limitações próprias da idade.

Fisioterapia proporciona qualidade de vida aos idosos

2 thoughts on “Fisioterapia proporciona qualidade de vida aos idosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>