Entenda os benefícios dos tratamentos e terapias com água!

Impossível pensar o século XXI sem dar a importância devida ao uso racional da água. Um bem esgotável que necessita de atenção por ser essencial às funções vitais do ser humano e que possui múltiplas funções. A irrigação de plantações, a geração de energia elétrica e o processamento de alimentos industrializados fazem parte do leque de utilização desse bem natural indispensável ao cotidiano.

É preciso lembrar que além dessas funções, há também os benefícios dos tratamentos e terapias com água realizados graças às suas propriedades naturais. Conheça alguns deles nesse artigo.

Exercícios aquáticos

A prática de atividades físicas na água é altamente recomendada por especialistas, já que são exercícios cômodos, seguros e que estimulam o organismo sem provocar traumas. Em idosos podem melhorar a densidade mineral óssea, o que combate a osteoporose com eficácia.

Na hidroginástica, por exemplo, as habilidades de coordenação motora e a flexibidade são reforçadas, além de ser muito relaxante. Como a prática de exercícios na água reduz o impacto sobre as articulações — com a sensação de redução no peso — essa atividade pode ser exercida com mais facilidade e por mais tempo, com um bom rendimento por parte dos praticantes.

Hidroterapia

Pessoas envolvidas em processos de reabilitação de doenças podem também se beneficiar com as terapias alternativas em água. Os banhos de imersão são utilizados no estímulo físico a pacientes em recuperação de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou mesmo para aumentar a segurança de idosos na firmeza para andar, pois na água se sentem mais seguros em coordenar gestos e realizar movimentos.

Em temperaturas variadas, a água também pode trazer benefícios. O caso do ofurô, no qual se utiliza água quente com sais de banho, folhas e óleos, pode servir como fonte de relaxamento e retirada do stress, não somente para adultos, mas também com versões para bebês, em temperaturas levemente mais altas que a do corpo.

Hidratação

Não se pode deixar de ressaltar o aspecto mais essencial da ingestão de água: o auxílio na hidratação do corpo para que as funções vitais sejam realizadas com total eficácia em todas as idades. O consumo de um a dois litros de água por dia é essencial para, entre outras funções, melhorar a circulação sanguínea, regular a temperatura corporal e prevenir o aparecimento de pedras nos rins.

Avanços na hidrologia médica

A hidrologia médica tornou-se uma área da saúde fundamental para o desenvolvimento de tratamentos alternativos que podem auxiliar pessoas em casos pós-traumáticos a recuperarem habilidades locomotoras em médio prazo.

A expressão termalismo é utilizada para designar as águas minerais utilizadas para fins terapêuticos. Tais águas podem ser utilizadas por via digestiva, inalatória, irrigatória ou externa. A melhor maneira será decidida pelo médico através do diagnóstico específico de cada pessoa.

É importante ressaltar que o acompanhamento médico é essencial, pois no caso de ingestão de água mineromedicinal, é preciso atentar para a dosagem de mineração, que será indicada pelo especialista. Os tratamentos não servem apenas a idosos, mas podem ter efeitos benéficos a todos que prefiram investir em terapias não invasivas, as quais permitam ao corpo responder a estímulos sem agressões medicamentosas. Por se tratarem de terapias motivacionais, ainda auxiliam na redução do stress e no cansaço do dia a dia.

Você já realizou algum tipo de tratamento ou terapia com água? O que você acha dessa prática? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários.

Entenda os benefícios dos tratamentos e terapias com água!

One thought on “Entenda os benefícios dos tratamentos e terapias com água!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>