Dor articular residual por Zika Virus e Chikungunya
As infecções virais transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti são hoje um dos principais temas de preocupação dos brasileiros e dos médicos no mundo. O vírus transmitido por um vetor com as características especificas que este possui, provavelmente se constituem num elevadíssimo risco de epidemia mundial, principalmente nos países com condições propicias para o desenvolvimento do vetor.
Estando entre as chamadas doenças tropicais, pode-se concluir que uma parcela razoável do planeta encontra-se em risco. Essas doenças não são novas, e desde a década de 50 estão presentes em países da África Central. Entretanto, o que chama a atenção desta epidemia em especial é o fato de que com a difusão populacional do vírus, que antes era somente responsável por sintomas gerais febris e de pele, passou a apresentar sintomas articulares e neurológicos intensamente mórbidos para os pacientes.
Ou seja, pessoas que adquirem Zika virus ou Chikungunya sofrem de dores articulares muito semelhantes a uma doença reumática, podendo permanecer com sintomas por muitos meses. Diversos pacientes têm comparecido aos serviços de saúde queixando-se de dores musculares e articulares e relatando que as mesmas se iniciaram durante o episódio febril que fez parte inicial da doença. Mais grave que isso é a descrição de um caso de mielite (infecção da medula), com sequelas neurológicas importantes para o paciente. Este relato foi publicado na revista The Lancet (http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)00644-9/fulltext). Devemos ressaltar que esse processo é diferente da Síndrome de Guillain-Barré, já descrita e associada a diversas infeções virais.
Estamos, portanto, vivendo uma reedição do que se viveu no mundo até a década de 50, quando as doenças infecto-contagiosas eram o principal problema de saúde publica mundial. Essas infecções virais estão se apresentando e deverão ser uma das principais causas de dores articulares e musculoesqueléticas no cenário da saúde para os próximos 10 anos.
Uma importante pergunta a ser feita é: quantas doenças reumáticas conhecidas na atualidade tem na sua etiologia oculta uma infecção viral ocorrida no passado? Ainda não há tratamento específico para as artrites pós- virais. Aventa-se a possibilidade do uso de corticoides e outro imunomodulares já padronizados na reumatologia, ou simplesmente o uso de analgésicos da família do paracetamol.
Dr. Eduardo Teixeira
Doutor em Ortopedia e Traumatologia pela UFBA e Ortopedista da Bios Saúde
material muito importante, muito obrigado pelas dicas, muito grato!
Obrigada, Mariana!
Estou cim Zika virus e dores articulares nos tornozelos e joelhos pulsos.Quase não fico em pé por mais de 5 m.
Cara Ana Cristina,
1 – seu diagnóstico foi confirmado?
3 – existe processo inflamatório?
2 – tem algum especialista que lhe acompanha?
Com base nas respostas a essas perguntas, poderemos tentar lhe ajudar.
Estou com dores articulares faz mais de 2 messes por os efeitos residuais do zika. Virus que devo fazer ..?
Nao sei a Quem acuidir
Obrigada!
Cara Sara,
Para dar retorno à sua questão, se faz necessário a resposta à questões como: seu diagnóstico foi confirmado?
3 – existe processo inflamatório? Com base nas respostas a essas perguntas, poderemos tentar lhe ajudar.
Comecei os sintomas da zika dia 11/06, febre, dor de cabeça, olhos vermelhos, rosto coçando, pele cheia de bolinhas, coceira e muitaaaa. Fui diagnosticada com zica mesmo! Fiquei uma semana muito mal e depois melhorei. As dores nas articulações começaram a voltar agora em 02/07. Sinto muitas dores, muitas mesmo! Não estou fazendo acompamento medico. Não sei pra onde correr! Obs: tenho plano de saúde!
Boa dica.
Minha filha de 8 anos teve a zika em Março deste ano. Atualmente ela reclama de muitas dores no joelho, mas somente em um. Segundo ela dói na região da rótula e atrás dela. Essas dores podem ser ainda oriundos da zika? Tks
Caras Cássia e Laura, é comum persistirem as dores da Zica por algum tempo. A dor afeta principalmente as articulações e pode ser mais intensa quando em movimento, e mais amena quando parado. No caso de dores muito fortes/persistentes no pós Zica, o ideal é o acompanhamento médico, que poderá indicar tratamentos para amenização da dor.
Olá, gostei do artigo. É bem fundamentado e com excelentes dicas. Espero ter outros com essa qualidade.
Que bom que vocês gostaram! Nossa intensão é continuar trazendo material de conteúdo relevante. Continue nos acompanhando e constatarão. Muito obrigada!
Comecei com um mal estar e febre de 37,5 e calafrios a febre não baixava c remedio fiz exame de sangue onde diagnosticou um virose depois de 3 dias aparecem as manchas parecia alergia e coceira nas pernas e muitas dores no joelho, depois de uma semana melhorei so q depois 20 dias as dores nas articulações voltaram intensas joelhos principalmente em todo corpo, voltei no meu exame não apresentou mais nada e estou tomando DEOCIL para as dores …de manhã mal consigo andar,oq devo fazer?
Cara Patrícia. As dores causadas pelo Zika Vírus, infelizmente, costumam ser recorrentes. Sugerimos repouso, hidratação e medicação, que só poderá ser determinada após consulta e exame através de especialista.
Me foram muito úteis essas informações, pois tive zica em novembro de 2015, e ainda sinto dores nas articulações dos pés e mãos e também percebi que minhas articulações aumentou (meus anéis não me servem mais)
Obrigado, Romilda