Corrida e dor lombar

Corrida e dor lombar

Verão em cena! Todos querendo estar em forma para curtir a estação que mais contribui para a exposição do corpo, sobretudo em cidades litorâneas como a nossa Salvador, Bahia.

A corrida na rua é uma queridinha, e nem precisa verificar estatísticas para saber disso, basta olhar os calçadões, os parques e ruas de todo o país. Mas é importante ter ciência que, assim como em qualquer outra atividade física, quem pretende correr precisa fazer uma análise das suas condições físicas corporais antes de começar.

Uma das frequentes queixas é a relação corrida e dor lombar. Segundo o ortopedista da Bios Saúde, Dr. Eduardo Teixeira, “durante a corrida a coluna lombar sofre esforços intensos, tanto estáticos quanto dinâmicos. Ela é a conexão entre a parte inferior e a superior do corpo humano, e é em volta dela que todos os movimentos acontecem”.

Considerando-se o ato específico de correr, existem esforços em todas as direções angulares, inclusive rotacionais. Caso além dos esforços relativos ao movimento,  ainda estejam ocorrendo tensões por encurtamentos musculares ou bloqueios de movimento, isso amplia a agressão sobre a coluna, principalmente a lombar.

Uma forma de verificar essa sobrecarga é com o sit and reach flexibility test, recomenda o Dr. Eduardo Teixeira. O teste consiste em se
sentar ao chão com as pernas retas, paralelas uma à outra, joelhos esticados, e tentar alcançar as pontas dos dedos dos pés (foto abaixo). Caso não consiga realizar esse movimento, o atleta estará realizando um gesto desportivo com uma intensa sobrecarga de pressão física na coluna lombar. 

sit_and_reach_bios_saude
sit and reach flexibility test

Para solucionar essa frequente causa de dor, deve-se privilegiar os exercícios de alongamento, até que essa capacidade seja alcançada, principalmente antes de aumentar a intensidade de treinamento.

Boa corrida!

Corrida e dor lombar

4 thoughts on “Corrida e dor lombar

  • 7 de janeiro de 2016 at 23:21
    Permalink

    Olá! Estava dando uma olhada na web e descobri esse colchão. Alguém aqui conhece? Parece servir para o meu problema de dor na lombar. http://ocolchaointeligente.com.br Disseram que trata até insonia.

    Reply
  • 10 de janeiro de 2016 at 02:54
    Permalink

    Gostei daqui, bom o assunto. Viu, você já conheceu esse colchão que é novidade o tal do colchão inteligente pra me dizer se é confiável? tinha um quadro do programa gnt que disseram que é feito por computador. http://ocolchaointeligente.com.br Parece que ajuda até insonia.

    Reply
  • 11 de janeiro de 2016 at 11:54
    Permalink

    Caros amigos/as

    O assunto de colchão é amplo e merece uma matéria per si. Mas o que posso adiantar como Médico Ortopedista, é que de fato existem milhões de formas corporais, e que o colchão bom é o que pode se adaptar ao corpo, e não o contrário. Também que as dores nas costas em sua maioria são fruto de desequilíbrios e instabilidades dinâmicas, relativas à postura em movimento, e que podem piorar se a postura ao dormir for ruim. Cada pessoa merece uma avaliação médica se estiver com sintomas. Ao escolher o colchão verifique os dados científicos que embasam as informações do vendedor, pois nem sempre eles serão de todo consistentes. Na dúvida, pergunte ao seu médico. Bom sono!!!!

    Reply
  • 5 de março de 2016 at 20:58
    Permalink

    aprendi realmente muito com seu site, muito obrigado mesmo!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>