5 dicas para aliviar as dores nas costas!

Lombalgia ou dor lombar são os termos utilizados para descrever um sintoma que 85% da população mundial tem ou já teve em algum momento da vida, a dor nas costas. Diversas são as causas que podem ocasionar esse tipo de dor como estresse emocional, postura incorreta, sobrepeso e falta de exercícios. Porém, a lombalgia também pode ser a forma de manifestação de algumas patologias frequentes da coluna, como artrose, hérnias vertebrais e inflamações musculares.

Ter a avaliação e acompanhamento de um médico especialista é muito importante, pois é ele quem pode determinar a causa e os tratamentos a serem seguidos. Por ser um sintoma muitas vezes incapacitante, para ajudar a controlar a dor nas costas é preciso muitas vezes fazer algumas alterações no estilo de vida.

Confira 5 dicas para aliviar as dores nas costas.

Perca peso

O excesso de peso, especialmente a gordura localizada na região abdominal, pode alterar o eixo do corpo e sobrecarregar tanto a coluna como os músculos da região lombar. Associar uma alimentação saudável com a prática de exercícios físicos indicados pelo médico previne dores nas costas que ainda não se manifestaram e pode até aliviar aquelas preexistentes.

Faça exercícios físicos

Exercitar o corpo é essencial para manter a oxigenação dos tecidos, proporcionar bem-estar mental e diminuição do peso. Essas alterações que o exercício propicia para o corpo são extremamente benéficas para aliviar a dor nas costas, pois mantém a região lombar mais fortalecida e menos susceptível a lesões.

Alguns tipos de exercícios de fortalecimento da coluna são mais eficazes e na grande maioria das vezes são aconselhados pelos médicos. Ter o acompanhamento de um fisioterapeuta ou educador físico é muito importante para otimizar os resultados.

Fisioterapia com RPG é uma das modalidades de tratamento mais frequentes e eficazes para reabilitação de dor nas costas, assim como a hidroterapia. Exercícios como alongamento, natação, yoga e musculação (priorizando os músculos do abdome e os anteriores da coxa) também são formas muito indicadas para combater a dor.

Hidroterapia

Essa modalidade de fisioterapia é muito utilizada na reabilitação de atletas, pois diminui o tempo de tratamento de lesões de natureza musculoesquelética ou articular.

A hidroterapia ajuda a exercitar os músculos sem causar impacto, evitando que as lesões persistam ou agravem. Ela também ajuda a aumentar o fluxo de sangue das pernas para o coração, melhorando a circulação sanguínea, a performance do corpo e o bem-estar psíquico.

Mantenha sempre a postura correta

Sentar-se de forma adequada durante o dia pode evitar lesões da coluna lombar. Permaneça com a região dorsal rente ao encosto da cadeira, de forma que o tronco fique na posição vertical. Os joelhos devem ficar de preferência dobrados em 90º em relação à coxa, e os pés apoiados paralelamente no chão.

Ao se deitar, também faça com que toda a coluna permaneça em contato com o colchão — que deve ser mais firme — ou deitado de lado, com a coluna ereta e com um travesseiro entre as pernas.

Faça compressas na região dolorida

Compressas com água morna diretamente na região lombar podem diminuir a dor durante as crises. No entanto, tenha sempre cuidado com a temperatura da água, que se for muito quente pode provocar queimaduras e aumentar a inflamação local piorando ainda mais o seu quadro.

O tempo ideal para deixar a compressa nas costas de forma que ela aumente a circulação sanguínea local e alivie a dor é cerca de 20 minutos. Ducha forte com água morna durante o banho também pode auxiliar na diminuição da lombalgia, já que ela ao mesmo tempo massageia e melhora a circulação do local.

O que você faz para evitar ou amenizar a dor nas costas? Conhece alguém que também sofre desse mal? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.

5 dicas para aliviar as dores nas costas!

12 thoughts on “5 dicas para aliviar as dores nas costas!

  • 3 de novembro de 2015 at 18:17
    Permalink

    Essas dicas vão ajudar muitas pessoas, eu vou recomendar no meu site, paranéns!

    Reply
    • 7 de janeiro de 2016 at 13:25
      Permalink

      Obrigada, Rafaely! Ficamos felizes em poder contribuir!

      Reply
  • 2 de fevereiro de 2016 at 20:09
    Permalink

    obrigado por compartilhar essas dicas, gostei bastante, muito bom!

    Reply
    • 12 de fevereiro de 2016 at 13:06
      Permalink

      Obrigada, Jacson! Estamos sempre em busca de temas que podem atender o nosso público. Aceitamos sugestões!

      Reply
  • 16 de fevereiro de 2016 at 02:10
    Permalink

    obrigaodo por essas dicas, muito bom mesmo, isso ajuda bastante a quem precisa!

    Reply
  • 20 de março de 2016 at 02:10
    Permalink

    informações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!

    Reply
    • 21 de março de 2016 at 15:21
      Permalink

      Obrigada, Rick!

      Reply
  • 26 de março de 2016 at 18:44
    Permalink

    É muito bom quando encontramos informações de qualidade como essas, obrigado por nos ajudar, ótimas dicas

    Reply
    • 28 de março de 2016 at 12:15
      Permalink

      Obrigada, Alice! Pode encaminhar sugestões de pauta, caso queira, e tentaremos responder!

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>